Para o desenvolvimento de um site de resultado, talvez a definição mais importante seja a de elaborar um planejamento estratégico, com os devidos procedimentos e etapas.

As Etapas de Desenvolvimento de um site precisam ser acompanhadas cuidadosamente de forma cronológica, pois todos os Itens do Projeto estão interligados entre si, como engrenagens de um motor. Na ausência de um ponto, todo resultado poderá estar comprometido.

A seguir descrevemos as etapas e itens de uma forma simplificada, facilitando o entendimento.

Resumo das Etapas de Desenvolvimento de um Site

Etapas do Desenvolvimento de um Site

Etapa 01 – Briefing:

  • Definição das páginas do site – mapa do site ou SITEMAP
  • Definição dos itens do site

Páginas do site, mapa do site ou SITEMAP

A etapa inicial é o Pré-briefing, onde avaliaremos as necessidades iniciais da empresa e poderemos assim mensurar o tamanho do projeto, fazendo uma proposta adequada a realidade da entrega. A partir desta etapa partimos para o envio da proposta e na sequência o fechamento do Briefing definitivo. Com ele respondido e validado junto a diretoria da empresa contratante, realizamos o levantamento das informações da empresa e enumeramos todos os itens do projeto para a criação e o desenvolvimento do site e definimos o número de páginas e quais são.

Etapa 02 – Contrato:

  • Proposta comercial

Com o questionário do Briefing respondido providenciamos a proposta comercial, destacamos os itens acordados e elaboramos o contrato para aprovação.

Etapa 03 – Conteúdo:

  • Identidade Visual:
    • Logotipo:
      • Versões:
        • Horizontal e vertical
        • Positivo e negativo
        • Principal e secundário ou alternativo
      • Arquivo profissional vetorizado
    • Guia ou Manual de Identidade Visual:
      • Paleta de Cores
        • CMYK
        • RGB
        • Pantone©
      • Tipografia
      • Regras de aplicação do logotipo
  • Texto:
    • Texto Bruto em Word fornecido pelo cliente
    • Redação do Texto com argumento de marketing elaborado pela equipe de conteúdo
    • Revisão Gramatical
  • Imagens
  • Outros:
  • Domínio:
    • Registro de domínio
    • Serviço de Hospedagem

A importância no desenvolvimento do Conteúdo

O conteúdo é uma das etapas mais importantes no desenvolvimento de um projeto web. Ter um site de resultado é também ter a consciência de que textos, argumentos, descritivos e a promessa de marca devem ser avaliadas por um profissional de marketing e branding. A partir do momento que sua empresa estiver na internet, os argumentos publicados formarão a representação de sua entrega, por isso todo cuidado deve ser tomado no desenvolvimento dos textos. Nesse momento é importante uma avaliação profissional dos argumentos de marketing de seu negócio e também, os ajustes necessários nos textos para que apresentem a devida relevância juntos aos buscadores (entre eles o Google). Os itens do conteúdo determinam praticamente todo o projeto; como será o design, os textos, a organização e a programação.

O layout final do site, nada mais é que o “envelopamento” de todos os itens de conteúdo. Por essas questões e outras operacionais reforçarmos a importância de definirmos todos os pontos antes da elaboração do design do site.

Identidade Visual: um logotipo bem elaborado, acompanhado do guia ou do manual de identidade visual, de uma paleta de cores e da definição da tipografia, ditará a base e a padronização da beleza do projeto. Sem este item fundamental não será possível a criação do layout do site na etapa seguinte. Se a empresa não tiver um logotipo, ou se o mesmo estiver ultrapassado ou fora das diretrizes padrão de design internacional, será necessário antes de tudo criar um logotipo e uma identidade visual profissional para a empresa.

Texto: basicamente um site é criado para que sua empresa seja encontrada na web e o conteúdo faz o papel de interlocução com o visitante, sendo assim, o texto é um dos conteúdos principais para a criação e o desenvolvimento de um website. O texto deve valorizar a empresa, sua marca e seus produtos ou serviços. Deve esclarecer dúvidas pontuais com um conteúdo envolvente, interessante, dinâmico, relevante e de qualidade. Deve também apresentar benefícios, levando o lead a se tornar um cliente.

Recentemente o Google modificou o algoritmo de busca, o tornando mais humano, as palavras-chave não são mais consideradas como Fator de Ranqueamento, mas o conteúdo da página. O que o Google esta tentando fazer é apresentar o conteúdo de melhor qualidade para o usuário.

Texto Bruto: a RGARTE possui uma equipe que desenvolve  uma avaliação dos argumentos de marketing de sua empresa, elaborando a Redação dos Texto e Revisão Gramatical (quando contratado), para isso, sempre necessitamos do Texto Bruto inicial que deverá ser fornecido pelos responsáveis detentores do plano de negócio da empresa. A elaboração do texto bruto não deve levar em conta revisão gramatical ou estruturas de construção de textos, pois o mesmo funciona como texto base para ajustes de nossa equipe de conteúdo. É como um briefing descritivo sobre a empresa e seus produtos.

Imagens: imagens profissionais, fotografias exclusivas ou videos valorizam visualmente o site. Cada página do site necessita ao menos uma imagem de boa qualidade e que tenha a ver (de preferência) com o conteúdo da mesma. Para isso pesquisamos em banco de imagens profissionais, as melhores imagens para o site, e quando necessário disponibilizamos um fotografo para fotos exclusivas da empresa.

Outros: existem diversos itens opcionais que podem ou não serem necessários para a criação e o desenvolvimento de uma página web, a depender do conteúdo de cada uma e da expectativa com contratante. Podemos citar como exemplo: tabelas, ilustrações, animações ou recursos, gráficos, FAQ, galeria de imagens ou portfolio, entre outros.

Domínio e Hospedagem: todo site necessita de um domínio e da contratação de um serviço de hospedagem para a publicação e o funcionamento do site na web. A reserva de um domínio com o nome da empresa é fundamental e urgente, pois corre-se o risco do domino desejado não estar disponível para compra.

Etapa 04 – Design:

  • Layout
  • Aprovação do Layout

Com todas as etapas anteriores devidamente avaliadas, aprovadas e concluídas, enfim podemos partir para o design do site. O design ou layout do site, nada mais é que a embalagem de todo o conteúdo das etapas anteriores. Aqui é que unimos o conteúdo com a identidade visual.

Etapa 05 – Desenvolvimento:

  • Estrutura do Site
  • Programação
  • Inserção do Conteúdo

Estrutura e Programação: Após a aprovação do design do site, iniciamos o desenvolvimento propriamente dito do site em HTML e demais linguagem de marcação e de programação e de toda a tecnologia necessária para o desenvolvimento de cada projeto web. É nesta etapa que convertemos o Layout do Site em HTML, como se fosse a transformação de uma planta de engenharia na construção de uma casa.

Inserção de Conteúdo: após a conclusão da estrutura do site iniciamos a inserção do conteúdo do site: textos revisado final, imagens e itens diversos.

Etapa 06 – Publicação:

  • Publicação temporária para análise e testes
  • Testes e pente-fino
  • Aprovação
  • Publicação final
  • Desenvolvimento do Blog: (quando solicitado)
    • Instalação
    • Layout do tema
    • Categorias e Menu
    • Postagens

Finalização do Projeto: Após o desenvolvimento e a inserção do conteúdo, o site está finalizado, neste momento realizamos testes gerais e passamos um pente-fino completo. Feito isto, fornecemos um link temporário para a avaliação e aprovação do site pelo cliente. Após a aprovação fazemos a publicação final.

Blog: quando da solicitação de um blog, este item é desenvolvido após a conclusão do site seguindo a mesma linguagem visual e procedimentos.

Itens do Projeto de um Website

Itens do Projeto de um Website

Identidade Visual

  • Logotipo Profissional em Vetor
  • Guia ou Manual de Identidade Visual
    • Paleta de Cores
    • Tipografia

Páginas do Site

  • Definição das Páginas do Site
    • Título das Páginas
    • Itens das Páginas (Definição do escopo de cada página, exemplo: imagens, tabelas, gráficos, ilustrações, outros.)
  • Sitemap ou Estrutura do Menu

Conteúdo

  • Texto das Páginas
    • Cliente
      • Texto Bruto
    • Equipe de Conteúdo
      • Argumentos de Marketing
      • Argumentos de Relevância
      • Redação de Texto
      • Revisão Gramatical
      • Texto Final
  • Imagens
    • Imagens Profissionais
    • Fotos Exclusivas Profissionais
  • Outros
    • Vídeos
    • Ilustrações
    • Tabelas
    • Animações
    • Etc

Design

  • Layout do Site
  • Aprovação

Desenvolvimento

  • Programação
    • Estrutura do Site
      • Home
      • Página Interna
      • Página de Contato
    • Programação Responsiva
  • Inserção e Diagramação do Conteúdo
  • Técnicas de SEO – Otimização

Publicação

  • Domínio do Site
  • Serviço de Hospedagem

Outros

  • Blog
    • Postagens
    • Manutenção
  • Sistema

Linguagem de marcação e de programação

Linguagem de marcação e de programação

A construção de um site é realizado com a união de diversas linguagens de marcação, estilo e de programação, scripts, frameworks, plugins, sistemas, banco de dados, técnicas de SEO, entre outros. Estas linguagens se ligam as imagens e videos por meio de links, assim formando o site final como o enxergamos na tela.

Quando um site é finalizado, temos um conjunto de inúmeros arquivos de diversos extensões ou tipos, como: html, css, js, php, xml, jpg, svg, gif, png, mp4, htaccess, entre outros.

Estes arquivos serão publicados no serviço de hospedagem contratado e acessados por meio do domínio do site através de um navegador web.

  • Linguagem de Marcação:
    • HTML5
    • XML
  • Linguagem de Estilos:
    • CSS3
  • Linguagem de Programação:
    • JavaScript
      • Jquery
    • PHP
  • Sistema:
    • Blog
      • WordPress
    • Banco de Dados
      • Mysql
  • Imagens:
    • SVG
    • JPG
    • PNG
    • GIF
  • Vídeos:
    • MP4
    • Youtube ou Vimeo

Considerações finais

O objetivo deste post é apresentar, como funciona a elaboração correta de um site, mostrando a importância de cada etapa ou item do projeto web.
Se pudermos resumir todos os pontos citados acima em quatro itens básicos e práticos, eles seriam:

  1. Briefing, para definição das páginas do site
  2. Logotipo e identidade visual
  3. Envio e seleção das fotos
  4. Texto bruto

Consulte

A RGARTE está disponível para auxiliá-lo em todo o projeto, esclarecendo dúvidas e o acompanhando passo a passo. Conte sempre com a Equipe RGARTE.