FAQ

O Google AdWords é o programa de publicidade online da Google. Através do AdWords, pode-se criar anúncios online para alcançar o público alvo exatamente quando estão interessadas nos produtos e serviços oferecidos.

A extensão de arquivo .ai é relacionada ao software vetorial da Adobe Ilustrator, programa utilizado por designers gráficos com foco em criação de identidades, peças de comunicação, logotipos e ilustrações, para Mac e Windows.

App Mobile é a aplicação para dispositivos móveis (smartphones e tablets).

É como uma empresa define a relação entre suas marcas para ajudar as pessoas a entender o que exatamente a empresa oferece. É a organização visual e descritiva de marcas e sub-marcas de produtos e serviços que buscam criar uma melhor mensagem, clareza e também um melhor entendimento de suas promessas para o cliente, sempre alinhadas com a identidade visual.

Processo de pesquisa e comparação de informação da concorrência.

Estratégia de marketing que consiste na combinação das práticas do Marketing tradicional com o Marketing Digital.

Blog: Perfil online orientado para apresentação de artigos de fácil atualização. Normalmente organizado por categorias, etiquetas, datas e autores. Pode ser tanto uma página pessoal como uma corporativa

A identidade da marca é como a mensagem deve ser combinada e transmitida ao mercado. A identidade da marca é apresentada pelo nome da marca, por seu logotipo, estilo, elementos e recursos visuais. A identidade da marca é construída com o objetivo de levar uma mensagem clara e impactante aos consumidores e para o mercado.

A voz da marca, no mercado concorrido de hoje, assegura que a marca é claramente ouvida, reconhecida rapidamente e facilmente, lembrada, e que forneça uma forma clara de se expressar com seu público. A voz da marca traz uma um estilo de escrita, uma abordagem personalizada criada para mostrar sua personalidade singular por meio de táticas de linguagem de conteúdo e estilo. É aplicada em todos os pontos de contato da marca, e está alinhada com a identidade visual da marca. Ela envolve o diálogo, a partir da articulação da estratégia de marca através de cada ponto de comunicação no mercado.

Atividade de conceituação estratégica e planejamento. São ações planejadas que vão além do desenvolvimento do logotipo ou da identidade visual de uma empresa. O objetivo de um projeto integral de Branding é avaliar, entender o mercado em questão e alcançar uma posição de destaque no coração e mente do consumidor da marca.

Ou consultoria de marca, atua como especialista no desenvolvimento de ações estratégicas, definição de conceitos, criação de diferenciais, formação de benefícios, estruturação de ideias criativas e soluções efetivas para o negócio e marca. Busca identificar e solucionar as necessidades de representação e apresentação da marca para seu mercado. Todo esse trabalho somente é possível através de um profundo estudo do negócio seus produtos e serviços, com uma avaliação e estudo do cenário em que a marca se apresenta.

Busca Orgânica: São os resultados (não pagos) apresentados nos mecanismos de busca, tais como Google, Bing ou Yahoo!. A busca orgânica é a versão oposta dos links patrocinados (pagos), e que aparecem na maioria das páginas de resultados. Para estar bem posicionada na busca orgânica é necessário que o site esteja preparado para SEO (Search Engine Optimization) e que consiste em um conjunto de práticas que facilite com que o mesmo seja encontrável nos mecanismos de busca.

Buzz marketing, é o termo que se refere a uma técnica de marketing viral. É quando os consumidores interagem com um produto ou serviço, resultando na amplificação da conversa em torno dele, e também muitas vezes muda a mensagem original como as pessoas falam sobre a ação em seus próprios termos. Maximizam o potencial do boca-a-boca na divulgação de um produto, serviço ou campanha, pois levam as pessoas a falar sobre a ação com emoção, paixão ou curiosidade, aumentando o tráfego, que por fim afeta as vendas e lucro.

Call-to-Action: ações (botões, texto ou outro) que chamam a atenção do utilizador para tomar determinada ação.

CMYK: Cyan, Magenta, Yellow e Key (black) este modelo de apresentação de cores (também chamado de cores process ou quadricromia) é um modelo de cores utilizadas para impressão de peças de comunicação e marketing em impressoras off-set.

Color Palette ou Paleta de Cores: Conjunto de cores que compõem a gama total de cores usadas em um projeto visual, seja ele digital ou off-line.

O Content Development é a fase de implementação de uma estratégia de conteúdo. Exemplos de desenvolvimento de conteúdo incluem a criação de páginas web, galeria de fotos, artigos e dicas para um blog, ou uma parceria de conteúdo externo.

O Copyright aplica-se a “trabalhos de autoria” originais ou a forma como uma ideia ou conceito é formada ou expressa, incluindo, mas não limitado a marcas, produtos, literária obras, filmes, música e outros trabalhos artísticos. Copyright dá ao autor o controle exclusivo sobre a reprodução e distribuição desse trabalho.

Técnica de marketing que envolve vários e diferentes meios de divulgação (online e offline).

DPI (Dots Per Inch): termo que descreve a medida de nitidez dentro de uma imagem por Pontos Por Polegada.

Como exemplo, uma imagem com 300DPI estaria adequada para impressão em offset, enquanto uma imagem com 72DPI é indicada para publicação em sites.

EPS: Encapsulated Post Script.

O EPS é uma extensão PostScript, igual ao PS e PRN para impressão profissional em alta definição utilizado em offset. Ele concentra num único arquivo digital todas as informações e elementos, tais como: textos, ilustrações, fotos e fontes, necessários para que ele seja processado por um prestador de serviços gráficos. Em outras palavras, é um arquivo preparado para impressão remota e o termo “fechado” vem do fato de estar codificado na linguagem PostScript e só podem ser visualizado e impresso.

Uma Estratégia de Marketing Digital cria um roteiro de vários elementos, incluindo: mídia social, e-mail marketing, publicidade digital, SEO, marketing de conteúdo, comércio eletrônico, e medição. Dependendo das necessidades da marca, uma combinação desses elementos podem trabalhar em conjunto para formar uma abordagem abrangente para marketing digital. A estratégia de marketing digital deve ajudar a planejar, gerenciar e otimizar saídas digitais para alinhar com os objetivos de marketing e comunicação.

Frequented Asked Questions, ou seja, questões frequentes que são apresentadas pelos clientes e, que são reunidas de modo a corresponder as possíveis perguntas que possam surgir sobre um produto, serviço ou questões específicas relacionadas ao negócio.

Folksonomia: Forma relacional de categorizar e classificar na web. Aplicações web que estão relacionadas a ferramentas sociais e colaborativas. Exemplo: classificar suas fotos e compartilhar com amigos no Flickr tagueando fotos inseridas nos álbuns, através de keywords (palavras-chaves) para classifica-las facilitando as buscas e relacionando em interesses específicos.

Fotos Royalty-Free: Propriedade intelectual, são fotos e imagens gráficas que são vendidas por uma taxa padrão. Estas podem ser usados repetidamente apenas pelo comprador, porém a empresa que vendeu as imagens geralmente ainda possui todos os direitos referentes a ela.

GIF: (Graphics Interchange Format)

É uma imagem bitmap que suporta animação por frames e permite uma paleta individual de até 256 cores. A limitação de definição e cor faz com que o formato GIF seja impróprio para reproduzir fotografias. As imagens GIF são compactadas e usam o método de compressão de dados sem perdas LZW. Esta compressão faz com que este formato de arquivo fique muito leve, sendo muito utilizado na web, sobretudo nos anos 90 quando o computador continha menos cores e a internet era lenta.

Graphic Design ou Design Gráfico

Comunicação visual que apresenta textos e imagens para representar uma ideia ou conceito. É também é um termo usado para definir todas as atividades relacionadas com o design visual, incluindo web design, design de logotipo entre outros.

HTML: abreviatura da expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto. É uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web.

Inbound Marketing: é uma forma de marketing que busca atrair potenciais clientes e direcioná-los para o ato da venda. No Inbound é o cliente que chega até a empresa, e não o contrário. Isso é conquistado pelo Marketing de Conteúdo com ações combinadas e planejadas em blogs, mídias sociais e outros canais digitais.

Indexar: Recolher dados. É o processo de adição de conteúdo disponibilizado na Internet (arquivos html, pdf, doc, etc) no banco de dados das ferramentas de busca.

JPEG ou JPG: (Joint Photographic Electronic Group) Extensão e processo comum para comprimir de imagens digitais.

Landing pages: são páginas de destino ou de entrada. É uma página para onde o usuário é direcionado após clicar em um anúncio ou algum resultado de busca. Pode ser qualquer página definida no planejamento.

Lead: pessoa de alguma forma interessada que visitou uma página web, ou site e estabeleceu algum contato, com sua marca. Esse contato pode ter sido pelo preenchimento de um cadastro para receber newsletter ou por um telefone para se informar sobre um serviço ou produto. Chamamos de Lead  a pessoa que ainda não concretizou a compra. Resumidamente é um cliente potencial.

Links de Conteúdo: são os links marcados e localizados no conteúdo da página, apresentados no corpo de texto.

Algumas vezes chamado de forma equivocada como logomarca, o logotipo é a forma como o nome da empresa, produto ou serviço é apresentado visualmente. Normalmente inclui um tratamento gráfico, tal como uma composição tipográfica que torna o nome imediatamente identificável. O logotipo pode ser formado também por uma composição de um símbolo com a tipografia, e em alguns casos, quando o logotipo se torna bastante reconhecido o símbolo pode se apresentar de forma separada, sem prejudicar a identificação, exemplos: Concha da Shell e “M” do McDonald’s

Uma marca é um ativo de um negócio. É projetada para estabelecer e melhorar a conexão entre uma empresa seu cliente ou consumidor. É também a maneira pela qual as pessoas possam entendem, e percebem a estratégia de negócios da empresa, simplificando a escolha e a tomada de decisão na escolha de um produto ou serviço. O conceito mais amplo de marca se apresenta como ativo intangível de um negócio, representa uma reputação

Mídias Sociais: Também chamada de “new media”, Mídias Sociais constituem canais de relacionamento entre pessoas na internet. São mídias que possibilitam que as pessoas se comuniquem, que estabeleçam um canal de comunicação de mão dupla. São canais que permitem a criação e o intercâmbio de conteúdos pessoais ou profissionais.

Um nome abstrato é quando um termo ou palavra utilizada para nomear uma empresa, produto ou serviço, não está relacionada diretamente a uma forma ou associação imediata entre o que a palavra significa, e o que o produto ou serviço representa e faz. Nomes abstratos normalmente são escolhidos para sugerir algo sobre a origem da organização, também podem tomar emprestado de uma história ou mito relacionado a algo uma pessoa, uma ideia ou conceito por trás da organização. Alguns exemplos do que são considerados nomes abstratos: Apple, Google e Starbucks.

É a prática de desenvolvimento de marcas para empresas, trata-se do estudo e criação de nomes para empresas, produtos e serviços. Na maioria das vezes, o objetivo da nomeação é desenvolver marcas que expressem uma promessa, e as características principais, fornecendo uma forma fácil para que as pessoas identifiquem e interajam com elas da maneira mais direta possível.

Marcas são ativos econômicos valiosos que devem ser cuidadosamente criadas e protegidas por seus proprietários.

One-to-One: É uma estratégia de marketing que tem como foco a personalização da mensagem direcionada para cada cliente, específica para um público alvo específico.

Uma página dinâmica em geral é a referência do uso de linguagens de programação server-sede, tais como PHP, ASP, JSP, ColdFusion, ASPNET, entre outras, no desenvolvimento de um site ou aplicações para intranet e extranet. Muito utilizada em Aplicações Web ou Sistemas.

Em contraponto, temos as páginas estáticas, que não têm essa flexibilidade na alteração de seu conteúdo e em geral são criadas utilizando apenas a linguagem de marcação HTML, folhas de estilo em cascata (CSS) e JavaScript em seu contexto.

As páginas dinâmicas utilizam muitos recursos utilizados na criação de páginas estáticas, a diferença principal está no uso de bancos de dados ou formas e armazenamento de dados específicos para a aplicação desenvolvida, como o XML por exemplo, o que dependerá das intenções e no nível de experiência do programador.

Em resumo, a maior diferença, das páginas estáticas das páginas dinâmicas é que as dinâmicas se modificam conforme a requisição do cliente.

Uma página dinâmica que tem um campo de busca em um e-commerce, por exemplo, poderá apresentar produtos diferentes conforme a pesquisa solicitada. Então esta mesma página poderá ter uma infinidade de apresentações diferentes.

Existem dois tipos de Geração dinâmica de páginas Web:

  • Geração dinâmica de páginas Web do lado cliente
  • Geração dinâmica de páginas Web do lado servidor

Pantone Matching System: A Tabela Pantone é um sistema usado como referência para definir e escolhermos cores. O sistema conta com amostras de centenas de combinação de cores e apresenta escalas formatadas para diversas áreas desde design gráfico até arquitetura.

“As cores/tintas Spot ou especiais são diferentes das de processo (CMYK), pois se trata de pigmentos puros misturados fisicamente e não visualmente.

Por meio deste sistema, obtemos cores impossíveis de conseguir nas cores processadas (CMYK), como verniz, dourado, prata, cores metálicas e fosforescentes.”*

 

*Fonte: Livro, Preparação e Fechamento de Arquivos para Artes Gráficas.

PDF: Portable Document Format.

Foi desenvolvido pela Adobe Systems em seu programa de software, Adobe Acrobat, para servir como um arquivo universal. Os arquivos podem ser baixados pela web e visualizados página por página, desde que o computador do usuário tenha instalado um aplicativo com suporte a PDF.

Da mesma foram que o EPS (ver EPS), o PDF é um arquivo “fechado”* e pode ser utilizado na impressão gráfica profissional se estiver em conformidade com a norma PDF/X.

O PDF é um formato universal que pode ser aberto ou importado facilmente por qualquer programa profissional de edição gráfica, como o Acrobat, Illustrator, Corel Draw, Photoshop, InDesign e muitos outros.

Muito utilizado para fechamento de arquivos como entrega de logotipo, por exemplo, pois ao visualizado os dados, estes não se alteram, como podem ocorrem em arquivos “aberto”*

 

*Arquivos “fechado” são arquivos convertidos em PostScript como EPS, PS ou PDF.

**Arquivos “aberto” são arquivos proprietários de softwares de edição, tais como: Illustrator, Corel Draw, Photoshop, InDesign, Word, entre outros.

O PDF é um formato universal que pode ser aberto ou importado facilmente por qualquer programa profissional de edição gráfica, como o Acrobat, Illustrator, Corel Draw, Photoshop, InDesign e muitos outros.

Por este motivo, um logotipo vetorizado convertido em PDF, é mais indicado para o envio em gráficas ou profissionais da área, que um formato proprietário de algum software de edição. Pois, nem sempre o profissional que o recebe e quando o recebe, dispõe do mesmo software, versão ou sistema operacional de onde ele foi editado.

A pesquisa qualitativa é centrada em dados subjetivos que não são facilmente traduzida em números. São métodos de coleta de informação sobre as preferências dos consumidores, crenças , percepções e emoções. São realizadas através da interação de grupo e discussão, ou coletadas em pesquisas online. A pesquisa qualitativa ajuda a investigar opiniões, imagens e outras características intangíveis da marca. Através da pesquisa qualitativa se buscam insights sobre situações de marketing ou da marca que, não podem ser medidas com precisão estatística. A pesquisa qualitativa é muitas vezes validada e comparada com pesquisa quantitativa, juntas, fornecem uma informação ampla e equilibrada das melhores tomadas de decisão.

A pesquisa quantitativa é baseada em dados objetivos e é recolhida como análise estatística, expressa numericamente. O consumidor ou cliente preenche questionários on-line, que são realizados com uma amostra grande o suficiente para se produzir uma informação confiável buscando as respostas e os melhores resultados para o projeto. Metodologias quantitativas são especialmente valiosas e podem ser usadas para avaliar percepções de mercados, clientes, perfis de áreas específicas e outras variáveis necessárias para o desenvolvimento de um planejamento seguro e correto.

PNG: Portable Network Graphics format.

PNG é usado para compressão de imagens bitmap sem perdas. O formato PNG exibe imagens sem bordas irregulares, mantendo o tamanho do arquivo pequeno. Os arquivos PNG são geralmente maiores que os arquivos GIF.

Podcasts: São os ficheiros multimedia de áudio, fotografia ou vídeo. Os mais comuns são de áudio, os Podcasts são publicados na Internet e alguns são disponíveis para download.

Rede Social: Grupo de pessoas que apresentam algum nível de relação ou interesse mútuo. Na internet, é conhecida como sites de relacionamento” e chamados também de redes sociais. Alguns exemplos de redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn.

Responsivo: Termo utilizado no universo dos websites e indica que estes são otimizados para serem visualizados adequadamente em computadores de mesa, smartphones e tablets.

RGB (Red, Green, Blue)

RGB é o modelo de cores utilizado para projetar a cor por meio de luz em um monitor de computador. Através da combinação dessas três cores, uma grande percentagem do espectro de cores forma imagens com cores nítidas e bem definidas.

A gama de cores em RGB é bem maior que a gama de cores em CMYK. Por isto, as cores impressas geralmente ficam diferentes das projetadas pela luz de um monitor.

SEM (Search Engine Marketing): é o marketing nos motores de busca. Estratégia de marketing para melhorar os seus resultados de um site nas pesquisas nos motores de busca.

SEO (Search Engine Optimization):  técnica utilizada para otimizar websites para motores de busca,  aumentando visitas e conversões para o  negócio.

São sistemas de informática projetados para utilização através de um navegador, através da internet ou aplicativos desenvolvidos utilizando tecnologias web HTML, JavaScript e CSS. Pode ser executado a partir de um servidor HTTP (Web Host) ou localmente, no dispositivo do usuário.

Uma aplicação web geralmente é processada em algum servidor, fazendo uso de um Banco de Dados MySQL e executado em PHP, por exemplo.

Um blog usa um CMS, que é uma aplicação Web, como é o caso do WordPress. Outro exemplo é um E-commerce ou alguma aplicação desenvolvida para gerenciar dados de um determinado site por meio de páginas dinâmicas.

Streaming: É a tecnologia que possibilita o envio de conteúdos multimedia, através da internet, tornando as conexões mais rápidas.

Tag: em português etiqueta, é uma palavra-chave relevante ou termo associado com uma informação (ex: uma imagem, um artigo, um vídeo) que o descreve e permite uma classificação da informação em palavras-chave.

Taguear: significa adicionar Tags ou palavras-chaves à um arquivo, normalmente disponível na Web.

TIFF: (Tagged Image File Format) Formato de arquivo gráfico usado para armazenar imagens. TIFF é um formato de arquivo comumente usado para imagens de alta profundidade de cor e nitidez.

URL (Uniform Resource Locator): é o endereço de um recurso disponível em uma rede, seja a rede internet ou intranet. Exemplo: http://www.rgarte.com.br

Web 2.0: São conteúdos produzidos pelos próprios internautas. Se apresentam como conceito principal envolvendo wikis, aplicativos baseados em folksonomia, redes sociais e blogs.

Web 3.0:  Nessa nova geração web os conteúdos online estarão organizados de forma semântica, ainda mais personalizada para cada internauta, com sites e aplicações inteligentes e publicidade baseada nas pesquisas e nos comportamentos individuais. Também chamada de “web inteligente”. Alguns exemplos de Web 3.0 são o Wolfram Alfa e a Siri da Apple.  Esses aplicativos resumem grandes quantidades de informações e conhecimento em ações práticas e úteis para as pessoas.

Web 1.0: Sites com conteúdos estáticos, produzidos por empresas e instituições, com pouca interatividade entre os internautas. Entre eles  os sites Altavista, Geocities, Yahoo e Cadê eram algumas das grandes marcas da internet.